LIMPEZA TÉCNICA INDUSTRIAL

A ECO AMBIENTAL , realiza a limpeza de redes de esgoto sanitário e pluvial, caixas de gordura e tubulações industriais entre outros locais, por meio de jateamento com água, alta pressão.

Limpeza Industrial

Através de hidrojato de alta pressão e de pressão controlada, e capacidade de 260 litros de água por minuto, executa-se, rápida e eficazmente, a desobstrução de tubulações de “4” com até 2m de diâmetro em empresas industriais e comerciais.

Um caminhão, equipado com reservatório de água de alta pressão ou de vazão, de acordo com o tipo de entupimento, e dirigido por EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e técnicos qualificados, projeta um jato d’água sobre determinada superfície na qual se acha incrustado certo depósito ou material.

O sistema consiste em direcionar a água de reservatórios de até 6m³ de capacidade para mangueiras de grande extensão, através de uma bomba de alta pressão, que produz vazão de 30 a 260 litros de água por minuto e gera de 100 a 1.000 kgf/cm² de pressão, para desintegrar até os materiais mais sólidos dentro de uma tubulação, sem danificá-la. É indicado para tubulações de diversos diâmetros, sem necessidade de recuperação total do diâmetro da rede.

Com o crescente custo, em razão da competitividade do mercado, temos procurado, cada vez mais, otimizar a limpeza residencial, comercial e industrial. Garantimos, com contratos de manutenção, a satisfação de nossos clientes e geramos economia e segurança nos casos em que se podem antever problemas, como inundações e acúmulo de resíduos (químicos, alimentícios, têxteis, petroquímicos, reciclados, frigoríficos, etc.). A limpeza industrial assume, então, papel vital na melhoria do meio.

EQUIPAMENTO – DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS

- BOMBA DE ALTA PRESSÃO:

- Unidade destinada a enviar água ou outro fluido sob alta pressão. Normalmente é construída com Pistões de deslocamento positivo ou de sistemas hidráulicos de diafragma de borracha descarregando água numa câmara, à qual se ligam mangueiras ou tubos rígidos em cujas extremidades são conectados lanças ou bicos. Bombas podem ser móveis ou fixas.

A Bomba deve ter sempre uma ou mais etiquetas com as seguintes informações:

– Produto e Fabricante

– Modelo, Número de Série e Ano de Fabricação

– Valores Máximos de Pressão e de Vazão

– Esboço de procedimentos de segurança recomendados.

- SISTEMA DE ALÍVIO:

- O Sistema deve ser equipado com dispositivo automático de alívio na saída de descarga da Bomba.

DISPOSITIVOS AUTOMÁTICOS DE ALÍVIO DE PRESSÃO:

- Podem ser da seguinte forma:

  1. a) Válvula de Alívio de Pressão ou Disco de Rompimento
  2. b) Válvula Automática de Regulagem de Processo (Válvula de Descarga)
  3. c) Válvula de Desvio

  1. a) VÁLVULA DE ALÍVIO DE PRESSÃO OU DISCO DE ROMPIMENTO:

- Usualmente montada na câmara de descarga da Bomba para prevenir pressão excedente á máxima pressão de trabalho prevista para o sistema total.

  1. b) VÁLVULA AUTOMÁTICA DE REGULAGEM DE PRESSÃO (Válvula de Descarga):

- Limita a pressão de operação da Bomba, liberando uma proporção pré-estabelecida da vazão, de volta para a câmara de sucção da bomba ou descartando-a. Pode ser usada para regular a sucção da bomba e pode ser estabelecida para cada operação. Este dispositivo pode ou não ser integrado ao conjunto da Bomba.

  1. c) VÁLVULA DE DESVIO:

- É o dispositivo que pode ser ajustado para controlar o fluxo e assim, a pressão, da corrente do jato saído do bico, desviando o excesso para outro circuito.

MANÔMETRO:

- O Sistema deve ser equipado com um Manômetro que indique a pressão desejada. Ele deve ter uma escala que atinja pelo menos 50% acima da pressão máxima de trabalho do sistema.

FILTRO:

- O Sistema de água deve ser equipado com um Filtro para evitar que partículas restrinjam os

Orifícios do bico. O filtro deve ser capaz de remover partículas de tamanho menor que o menor orifício do bico e, usualmente menores ainda para proteger a bomba. Recomenda-se a malha máxima de 50 micra.

VÁLVULA DE CONTROLE DE CORTE DE FLUXO (Fluxo Fechado):

- Válvula, controlada pelo operador, normalmente de forma manual (Pistola) ou com o pé (Pedal), corta automaticamente o fluxo da água para a lança ou para o bico, quando liberada pelo operador, porém mantendo a pressão de operação da linha. Este sistema só pode ser usado com Válvula Automática de Regulagem de Pressão (4.3). Deve–se tomar cuidado para aliviar a pressão na Válvula e na linha quando a bomba é desligada, pois de outro lado o sistema pode permanecer pressurizado. Alternativa pode ser operada por solenóide ou mecanismo de pressão piloto.

SISTEMA DE FLUXO ABERTO

– o sistema é constituído de Válvula de Controle de Descarga, normalmente controlada manualmente pelo operador (Pistola), mas também pelo pé (Pedal), que, quando acionada pelo mesmo, libera o fluxo significativo para a lança ou bico, produzido pela bomba, assim

aliviando a pressão de operação no sistema. A seleção do tamanho da válvula deve ser de modo a não causar a geração de significativo retro–pressão, na máxima taxa de operação da bomba. A válvula, alternativamente, pode ser operada por solenóide mecânica piloto de pressão.

MANGUEIRA DE ALTA PRESSÃO

– correspondente a uma mangueira flexível que conecta dois componentes e que envia o fluxo para a pistola e/ou bicos. A mangueira deve ter pressão mínima de ruptura de 2,5 vezes a pressão de trabalho. Níveis de operação abaixo desta margem de segurança exigem proteção ao redor da mangueira. A mangueira deve receber marcas com o símbolo do fabricante, número de série, máxima proteção de operação e pressão devem ser testadas a 1,5 vez no caso de mangueiras termoplásticas. Terminais e mangueiras – devem ser compatíveis com as mangueiras e testados montados nas mesmas.

EXTENSÃO DA PISTOLA

– corresponde ao tubo que leva o fluxo até o bico. Deve ser fabricada com material adequado à aplicação. As conexões devem ser adequadas à aplicação. A extensão é usada em combinação com a válvula de controle (4.6 e 4.7). A extensão deve ter uma tensão de ruptura de 2.5 vezes a mais alta pressão de operação realmente utilizada.

BICO / BOCAL

– cria o jato ou jatos d’ água, com velocidade, vazão, pressão, perfil e distribuição

Requeridas para cada aplicação em particular. Combinação de jatos para trás e frente são usados para garantir o empuxo necessário.

JATO D’ÁGUA

– corresponde à corrente de água produzida a partir de um orifício individual de um

bico. O perfil do jato é determinado pela forma de orifício, enquanto que sua velocidade é dada pelo desenho e área do orifício, assim como pela vazão. A perda de pressão no orifício é o resultado de um aumento na velocidade. Os 2 perfis mais usados são o furo reto e o furo leque.

FURO RETO

– concentra a corrente de água sobre uma pequena área, minimizando a difusão do

jato. A aplicação típica é para o corte ou limpeza geral de materiais com grande dureza ou resistência.

FURO LEQUE

– espalha a corrente de água em um plano, dando uma ampla cobertura à área de

trabalho. Uma típica aplicação é a limpeza de largas áreas requerendo menos energia para remover materiais indesejados.

DISTRIBUIDORES MANUAIS E TUBOS DE SPRAY

– são peças onde são fixados bicos individuais.

VÁLVULA DE PÉ

– A válvula de controle pode ser acionada pelo pé do operador, se for caso, em

substituição ou em adição ao controle manual. Uma proteção adequada deve ser providenciada para prevenir operações acidentais e deve existir uma base suficiente para assegurar estabilidade no uso.

PISTOLA

– corresponde a uma combinação de uma válvula controlada manualmente pelo operador,

assemelhada a uma pistola.

Orçamento ? Basta preencher formulário abaixo: